1) Dor na coluna é normal: Estudos apontam que mais de 80% da população já sofreu ou sofrerá de dores lombares ao longo da vida. Porém, isso não quer dizer que isso seja um sintoma normal. Deve-se buscar um tratamento profissional;

2) Exames de imagem para detectar o problema da dor: Apenas 5% das pessoas que sofrem de dor lombar apresentaram alguma lesão grave nos exames de imagem. O que nos mostra que uma breve consulta com um fisioterapeuta ou médico, permitiria identificar se o exame radiológico é realmente necessário;

3) Dor na coluna não significa que algo está fora do lugar: Não existe nenhuma comprovação de que a dor na coluna está relacionada a algum osso ou articulação fora do lugar. O alívio da dor que as pessoas sentem após receber uma manobra de manipulação, não é devido ao realinhamento vertebral, e sim por outras respostas fisiológicas que promovem analgesia.

4) Ficar de repouso na cama ajuda no alívio das dores: Ficar parado, só provocará o sedentarismo e o repouso poderá agravar ainda mais o problema. É necessário manter o corpo ativo, com exercícios voltados ao combate e prevenção de dores e lesões.

5) Cirurgia como solução: Uma pequena parcela das pessoas com dor na coluna necessita de cirurgia. Grande parte das lesões, articulares e musculares, devem ser tratadas com exercícios físicos adequados ao tratamento.

 

Precisa de Ajuda?