O sistema imunológico é a defesa do nosso corpo, constituído por células e moléculas dispersas por todo o nosso organismo, tendo como função, nos proteger contra microrganismos ou contra a transformação maligna de células. Esta função de defesa é essencial contra o desenvolvimento de infecções e tumores.

Esse sistema funciona através de uma interação com o sistema nervoso e endócrino, onde glândulas, hormônios, receptores, interagem entre si para regular o sistema imune, que atua por meio de leucócitos (glóbulos brancos) e suas diferenciações, que podem inativar, digerir e destruir antígenos.

 

Há duas divisões funcionais, o sistema imune inato e o adaptativo:

  1. O sistema imune inato é a nossa primeira barreira, reagindo aos antígenos de forma não-específica e rápida, através de células/moléculas que irão defender o organismo contra substâncias alérgicas, bactérias, entre outros. As células de defesa desse sistema são os neutrófilos, eosinófilos, basófilos, monócitos, células natural killer, sistema complemento, proteínas de fase aguda e enzimas.
  2. A segunda linha de defesa, caracterizada como imunidade adaptativa, é composta por linfócitos T e B e por imunoglobulinas.

 

As células do sistema imune são produzidas e amadurecidas em locais como a medula óssea, o timo, amígdalas, linfa, etc.

 

O que influencia no Sistema Imunológico?

 

  • São vários os fatores capazes de modificar o comportamento do sistema imunológico, como:
    • Idade
    • Genética
    • Metabolismo
    • Ambiente
    • Anatomia
    • Fisiologia
    • Nutrição
    • Fatores microbiológicos.
  • Em pessoas mais jovens e nos idosos, ocorre maiores chances de infecções, que estão relacionada a capacidade imunológica limitada nessas faixas etárias.
  • Alguns sistemas hormonais também são capazes de modificar o sistema imune como os níveis reduzidos de secreção hormonal pancreática, supra-renal e tiroidiana.
  • Questões nutricionais como déficit de minerais, aminoácidos e vitaminas do complexo B podem influenciar negativamente no sistema imune.
  • O nível de atividade física também é capaz de influenciar no sistema imunológico, como veremos a seguir.

 

Exercício físico ajuda? Como?

 

Os estudos ao longo dos anos vem demonstrando que o exercício físico realizado em intensidades moderadas,  pode auxiliar a fortalecer nosso sistema imunológico, ajudando a aumentar a produção e ação de certos tipos de células, diminuindo as chances de infecções e aumentando a resposta de defesa.

Durante a atividade física ocorre ativação inicial do sistema nervoso simpático (SNS), que estimula a produção e a liberação de catecolaminas, hormônios e neurotransmissores relacionados ao stress, que quando liberados em uma quantidade ideal interagem com as células do sistema imune e promovem aumento das funções dos macrófagos, imunoglobulinas, neutrófilos, células NK e linfócitos,  protegendo o organismo contra infecções e defendendo contra tumores. Porém essa melhoria ocorre através da prática de exercício físico aeróbico, realizado de forma frequente e intensidade moderada.

Como mencionado em um post anterior, com a idade ocorre queda dos níveis de certos tipos de células do sistema imune e o exercício físico contribui para a prevenção de certas doenças, principalmente infecciosas, neoplásicas e auto-imunes, cuja frequência é elevada nas idades avançadas.

 

Siga-nos no Facebook e Instagram para não perder essa e demais dicas!

Entre em contato e venha treinar com a Favale Físico Saúde!

Precisa de Ajuda?