Sabia que o complexo que envolve as escápulas tem grande importância na estabilidade do seu ombro?

Pois é, é o que iremos explicar nesse post: Escápulas!

 

As escápulas:

  1. As escápulas são ossos que fazem parte da articulação dos nossos ombros.
  2. Elas se encontram na parte posterior do tronco, sobre costelas, e suas formas são semelhantes a de “asas”.
  3. As escapulas se conectam à coluna vertebral através de tendões e músculos e também tem conexão com outros dois ossos: a clavícula e o úmero, formando a articulação do ombro.

 

O movimento das escápulas:

Por ter essa conexão, as escápulas tem grande importância na estabilidade do ombro, pois sua movimentação interfere no quanto a foça glenoide da escápula vai manter bem encaixada a cabeça do úmero, podendo gerar atrito entre essas estruturas, como no caso da síndrome do impacto, causando dor no ombro.

Durante movimentos esportivos, ou por exemplo, em treinamentos de força, para que a articulação do ombro se mantenha estável é necessário ter consciência dos movimentos que a escápula pode fazer, como:

  • Retração
  • Protação
  • Elevação
  • Depressão
  • Rotação

Lembrando dos limites saudáveis de amplitude que cada movimento requer, buscando assim obter um equilíbrio, para não ocorrer movimentos que causem atrito nessa articulação, gerando dor/lesões.

Falta de percepção dos músculos que devemos ativar, falta de flexibilidade de músculos como peitoral menor que induz a escápula em inclinação anterior, além de fraqueza de músculos como trapézio inferior e serrátil são possíveis causas dessa instabilidade.

 

Erros comuns:

Um exemplo de erro durante os treinos é a elevação dos ombros, em exercícios de membros superiores como as Remadas e Supino, tencionando em excesso trapézio superior.

 

Nós da Favale podemos lhe auxiliar. Entre em  contato e venha fazer uma avaliação conosco!

 

Precisa de Ajuda?