Vamos entender sobre progressão nos exercícios?

 

Vemos muitos praticantes de musculação, geralmente iniciantes, começando a prática de atividade física com exercícios um tanto quanto desafiadores para o determinado nível em que se encontram, sendo possível assim perceber torsões, deslocamentos e “vazamento” de energia à toa. Isso acontece pois seus corpos não possuem, ainda, mobilidade e/ou estabilidade dinâmica suficientes para aquele desafio.

É de extrema importância que seu professor saiba adaptar os exercícios e optar por padrões regredidos em termos de complexidade antes de trabalhar uma variação mais difícil.

Não existem regras. Cada professor tem sua forma de trabalho, mas podemos dar algumas dicas sobre início e progresso em um programa de treinamento. Veja abaixo:

Exercícios bilaterais antes dos unilaterais, pois estes últimos precisam de maior controle de rotação nos quadris, podendo levar a lesões de joelho e coluna lombar devido à falta de estabilidade prévia.

Exercícios estáveis antes dos instáveis, já que os primeiros permitem controle corporal para o novato, que ainda precisa trabalhar sua consciência do corpo no espaço.

Amplitude de movimento parcial antes da completa, porque muito novato mantém um ótimo padrão de movimento nos exercícios em menor amplitude, mas, ao aumentá-la, “entortam” tudo.

Exercícios com peso corporal antes de sobrecarregar com peso adicional talvez seja a principal negligência de treinadores. Um novato ainda não tem controle, estabilidade e mobilidade suficientes para a boa execução de movimentos básicos, como agachamento. Se você coloca carga, como uma barra nas costas, por exemplo, e pede para uma pessoa agachar, você estará colocando carga em cima de alguma disfunção que deveria ser corrigida anteriormente. O ideal seria começar com o peso corporal em baixa amplitude, progredir para maior amplitude e depois sobrecarregar com peso adicional.

Exercícios lentos antes de rápidos permitem melhor aprendizagem e retenção do movimento na memória, prevenindo lesões.

Exercícios simples antes de complexos seria o mais óbvio. Apesar de parecer legal e divertido realizar levantamento olímpico, por exemplo, deve-se construir uma base de movimento, força e estabilidade para, mais experiente, aprender o mais difícil.

 

Entre em contato e venha treinar com a Favale Físico Saúde!

Precisa de Ajuda?