1. Dormindo melhor!

 

Você tem algum distúrbio de sono ou problemas para dormir? Costuma dormir mal e ficar com sono no dia seguinte? Hoje iremos comentar sobre o exercício físico e seus benefícios em relação a esse tipo de problema de saúde.

 

Importância do Sono e Principais Distúrbios

 

O sono é um processo fundamental para mantermos nossa saúde, sendo durante esse período que ocorrem os processos de restauração do corpo. Por conta do nosso relógio biológico, ao longo das 24 horas, o corpo mantém um padrão de sono-vigília, com períodos acordados e períodos de descanso. Ao cairmos no sono, o nosso corpo apresenta variações de aspectos fisiológicos durante esse período, com mudanças de frequência cardíaca, temperatura, atividade cerebral e liberação de hormônios. Isso irá depender da fase do sono sob a qual o corpo se encontra, podendo o estado de sono apresentar diferentes estágios, por ora mais superficiais, ora mais profundos, havendo toda a variação dos aspectos fisiológicos acima mencionados. Noites mal dormidas por causas externas, tais como barulhos, exposição a luz em momentos inadequados, ou algum distúrbio de sono crônico, influenciam diretamente na qualidade de vida da pessoa, podendo também estarem associadas a mudanças no humor, comportamento, performance cognitiva, além do aumento de risco de  hipertensão arterial.

 

Os idosos possuem maior prevalência de distúrbios de sono, tendo dificuldades para adormecer ou permanecer dormindo.

 

Alguns Distúrbios:

 

– Insônia:  Se caracteriza pela dificuldade em dar início ao sono ou por acordar durante a noite, havendo dificuldade para voltar a dormir. A pessoa sente consequências no dia seguinte.

 

– Síndrome das Pernas inquietas: se caracteriza pela alteração da sensibilidade e agitação motora involuntária dos membros inferiores.

 

– Apneia Obstrutiva do sono: é caracterizada pela obstrução da via aérea superior durante o sono, podendo ocorrer episódios repetitivos de hipóxia e despertares frequentes. Uma grande causa de hipertensões crônicas.

 

Exercício Físico ajuda como? E pode atrapalhar?

 

Exercício ajuda e melhorar a qualidade do sono, principalmente de adultos de meia-idade e mais velhos que apresentam problemas com distúrbios de sono com maior frequência.

Exercícios físicos têm demonstrado efeitos benéficos, como: tempo mais curto para iniciar o sono, menos interrupções, presença de sono mais profundo, menos sono durante o dia seguinte, melhorando a qualidade de vida.

 

Alguns possíveis fatores diretos que o exercício influencia:

 

– Necessidade de restauração do corpo por conta do treino.

– Mudanças na temperatura corporal, facilitando o início do sono.

– Regulação do relógio biológico.

 

Além de efeitos diretos, os efeitos indiretos podem auxiliar na redução dos distúrbios de sono, pois o exercício auxilia na redução do quadro de depressão e ansiedade, sendo uma das causas de insônia, por exemplo.

 

Basicamente, dos distúrbios descritos no início do texto, tanto insonia, como apnéia e síndrome das pernas inquietas, têm apresentado melhora dos sintomas após a inclusão de exercícios de forma regular.

 

Exercícios aeróbicos de moderada intensidade são os modelos de treino que mais foram estudados e que apresentam esses benefícios. Exercícios de força também, aos poucos, vêm sendo estudados, encontrando-se os mesmos efeitos positivos na qualidade do sono. Os benefícios são encontrados principalmente com treinos regulares.

 

Contudo, exercícios demasiadamente intensos e de longa duração podem levar a um período inadequado de recuperação. Deve-se avaliar bem o perfil do aluno.

 

E o horário de treino? Influencia?!

 

O horário para a prática de exercícios físicos deve ser levado em conta, já que pode influenciar no tempo para início do sono por deixar a pessoa agitada por algumas horas. Porém, varia de caso a caso, com estudos demonstrando não prejudicar a qualidade do sono com treinos próximos a hora de dormir.

 

Entre em contato e venha treinar com a Favale Físico Saúde!

 

Precisa de Ajuda?