Preparação Física para o Tênis

Entenda todos os cuidados para prolongar sua prática no esporte de Tênis.

Características do Tênis

O tênis é um esporte complexo que envolve diversas capacidades físicas, sendo movimentos com o corpo inteiro de forma integrada. É um esporte intenso, com trocas de posição e direção, além do uso de força e potência.

Deste modo, a preparação física para tenistas envolve o fortalecimento, aumento do rendimento e a prevenção de possíveis lesões.

No tênis, há inúmeras possibilidades de trabalhos técnicos, que também podem ser integrados a preparação física.

Exigências Físicas do Tênis

Por ser um esporte onde a bola de tênis geralmente percorre altas velocidades, podendo cair em diversas partes da quadra, acaba exigindo do corpo uma grande variedade de movimentos, como deslocamentos em diversas direções. Essas mudanças de direção são curtas e intensas e de movimentos complexos, envolvendo o corpo inteiro com rotações, saltos, desacelerações, etc. . Tudo isso aumenta a importância de um trabalho de prevenção de lesões com exercícios de mobilidade e estabilidade do corpo.

Dentre os sistemas energéticos utilizados durante um jogo, ocorre predominância do sistema anaeróbio alático com 70% da demanda, o restante são 20% de anaeróbica lática e 10% de aeróbica. Estas variações de vias energéticas variam de acordo com a duração e intensidade do jogo.

Dentre as capacidades mais requisitadas durante um jogo de tênis podemos citar:

  • Força explosiva;
  • Agilidade;
  • Resistência anaeróbia;
  • Resistência aeróbia;
  • Resistência de força;
  • Resistência de força rápida;
  • Velocidade de reação;
  • Flexibilidade;
  • Capacidades coordenativas.

Portanto, um treino que envolva essas capacidades físicas, junto com o treino técnico será importante para melhorar o desempenho no esporte.

Principais Lesões

Algumas das principais lesões deste esporte são o tênis elbow, a disfunção do nervo ulnar e a tendinite do ombro, devido ao esforço repetitivo dos movimentos básicos de tênis. Além disso lesões em panturrilha, quadril e joelhos podem ser encontrados.

Algumas possíveis causas dessas lesões são raquetes com peso impróprio, técnicas inadequadas dos movimentos, tipo de quadra e pressão das bolas.

A falta de mobilidade e estabilidade articular podem ser uma das causas desses problemas, além da correção dos movimentos técnicos do tênis.

Portanto, uma avaliação individual é necessário para buscar diminuir o risco dessas e outras lesões.

Preparando para o Esporte

Entendendo as exigências físicas do Tênis, é possível montar um treino baseado nessas demandas. Antes de tudo, é necessário uma avaliação física para ver quais déficits o praticante apresenta e o que irá precisar ser focado durante os treinos de forma inicial.

Após isso, é planejado um treino conforme o objetivo do aluno, através de uma periodização buscando evoluir de forma progressiva os aspectos já citados como mobilidade e estabilidade articular, sempre visando prevenir lesões. Como o esporte exige muitos movimentos amplos, como movimento do saque, é necessário o treino de mobilidade das cadeias cruzadas do corpo, mobilidade de ombro torácica e quadril, ajudando a melhorar também o seu desempenho. Sendo necessário também, o fortalecimento do manguito rotador e estabilidade escapular.

Além disso, o treinamento visando ganho de força, potência, resistência anaeróbica, resistência, agilidade, entre os outros aspectos exigidos no tênis, são essenciais para melhora do desempenho.

O volume, intensidade e a prioridade das capacidades a serem utilizadas, irá variar de acordo com o aluno, proximidade de competições, tempo disponível, etc.

 

Siga-nos no Facebook e Instagram para não perder essa e demais dicas!

Entre em contato e venha treinar com a Favale Físico Saúde!

Precisa de Ajuda?