O que é a Fibromialgia?
Fibromialgia é uma síndrome onde a pessoa sente dores musculoesqueléticas difusa e crônica. A dor generalizada atinge mais as mulheres e ocorre por conta de um aumento anormal de substâncias que sinalizam dor e ocorre uma maior sensibilidade das células nervosas, assim como também um menor número de substâncias que inibem a sinalização de dor. Esse problema geralmente é encontrado junto com outros tipos de sintomas como depressão, ansiedade, fadiga, distúrbios de sono, diminuindo a qualidade de vida. No texto de hoje veremos em mais detalhes o que é essa síndrome, quais as possíveis causas, e como Exercício físico pode ser uma ferramenta dentro do tratamento.
Para ter certeza que o paciente realmente possui Fibromialgia, há certos critérios, e dentre eles destacam-se uma sensibilidade dolorosa em locais anatômicos preestabelecidos, denominados “tender points”. São pontos dolorosos, onde entre eles podemos citar a região Subocciptal, trapézio, supra espinhoso, epicôndilo lateral, joelho, entre outros.
Causas
As causas ainda não são totalmente compreendidas mas o que se sabe:
- Genética: tem influência, pois é recorrente em pessoas da mesma família, o que pode ser um indicador.
- Infecções por vírus e doenças autoimunes podem estar envolvidos e desencadearem os sintomas
- Trauma físico/emocional também pode desencadear
- A presença de Artrite reumatoide ou lúpus pode indicar maiores chances de ter fibromialgia
- Distúrbios do sono, ansiedade, depressão e sedentarismo tem alguma ligação com a síndrome, sendo causa ou consequência.
- Gênero: ser mulher aumenta muito as chances de aparecimento da síndrome, em relação aos homens.
Consequências
A fibromialgia provoca um impacto negativo importante na qualidade de vida dos pacientes. O impacto envolve aspectos pessoais, profissionais, familiares e sociais. Essa síndrome, além de gerar esse quadro de dor generalizado, implica negativamente na qualidade do sono, podendo afetar questões psicológicas e sociais por conta de estar associada a depressão e ansiedade, assim como fraqueza muscular, fadiga generalizada, diminuindo a capacidade funcional.
Tratamentos
O tratamento da Fibromialgia envolve medidas farmacológicas e não farmacológicas. O tratamento tem como objetivos o alívio da dor, a melhora da qualidade do sono, a manutenção ou restabelecimento do equilíbrio emocional, a melhora do condicionamento físico e da fadiga e o tratamento específico de desordens associadas. Um trabalho multidisciplinar é muito importante para ajudar no tratamento como um todo.
Os exercícios físicos são importantes e fazem parte do tratamento desta síndrome. Os exercícios com mais estudos são os aeróbicos, sem grandes impactos para o aparelho osteoarticular, auxiliam no tratamento. A atividade física apresenta um efeito analgésico por estimular a liberação de endorfinas,proporcionando uma sensação de bem-estar global e como um antidepressivo. A dose do exercício aeróbico deve ser feita de forma progressiva.
Programas personalizados de treinos aeróbicos podem ser benéficos para algumas pessoas que devem ser orientadas a realizar exercícios aeróbicos de intensidade moderada (60%-75% da frequência cardíaca máxima da idade), duas a três vezes por semana, atingindo o ponto de resistência leve, não o ponto de dor, evitando, dessa forma, a dor induzida pelo exercício.
Siga-nos no Facebook e Instagram para não perder essa e demais dicas!
Entre em contato e venha treinar com a Favale Físico Saúde!