O que é Cervicalgia e Quais as Principais Causas 

A Cervicalgia é um problema comum que atinge boa parte da população. É caracterizada pela limitação dos movimentos e dores de diversos níveis na região cervical.

As causas são diversas, mas a maioria está relacionada com movimentos bruscos, esforço, questões posturais que se mantém por tempo prolongado, etc. Afinal, a Cervicalgia pode ser definida como um problema crônico ou agudo.

Existem causas específicas que acompanham esse problema, por exemplo, radiculopatias, a síndrome do chicote, as fraturas, a espondilite anquilosante, a artrite reumatóide, entre outras. 

O sedentarismo também é uma das possíveis causas. Como qualquer articulação, é necessário lubrificação , e o movimento, realizado de forma correta auxilia na lubrificação e hidratação dos discos intervertebrais, sendo uma forma de prevenção desse problema. 

Deve se dar atenção a esta dor, pois ela promove perda na qualidade de vida , ocorrendo mudança no estilo de vida, maior uso medicamentos, maior incidência de depressão, com alterações emocionais. Isso pode causar outras doenças físicas ou metabólicas, deste modo, o tratamento é muito importante.

Coluna Cervical 

A coluna Cervical tem a função de sustentar a cabeça e permitir diversos movimentos, assim, como proteger nervos, artérias e veias que passam por essas articulações. Ao todo são 7 vértebras, denominadas de C1 a C7. As duas primeiras vértebras, atlas e axis, possui propriedades bastante distintas das restantes, e não possuem disco intervertebral.

Dentre os principais movimentos que a cervical pode realizar, citamos a Flexão Anterior, Inclinação Lateral, Extensão e Rotações. Os Músculos que mais costumam ser exigidos para esses movimentos são os Esternocleidomastóideos, escalenos, trapézio, esplênio da cabeça e pescoço, entre outros. 

Soltura 

Muitas vezes as cervicalgias estão associadas a tensões dos tecidos miofasciais. Portanto, uma das técnicas que podem ser usadas são as de soltura. Técnicas como a liberação de pontos gatilhos (trigger points) e liberação miofascial são interessantes para alívio da dor .  Para isso é preciso ser feito uma avaliação inicial e detectar os pontos de tensão e limitações de movimento e assim pode ser aplicado as técnicas. 

Músculos como os  Esternocleidomastóideos, escalenos, trapézio, occipital,  esplênio da cabeça e pescoço, costumam possuir trigger points ativos e assim podem ser necessários solturas.

Exercício Físico e Postura 

O exercício Físico é importante tanto na prevenção, quanto no tratamento e alívio das dores da cervical. Na prevenção, se movimentar, auxilia na manutenção e ganho de força e flexibilidade da região cervical, assim como na hidratação e lubrificação dos discos intervertebrais. 

Junto com as solturas, podem ser feitos um trabalho de flexibilidade, e de fortalecimento dos músculos que envolvem a cervical, podendo ser feitos em forma de isometria ou de forma dinâmica os movimentos de flexão anterior, lateral, extensão e rotações. Muitas vezes, o treinamento geral, já ativa de forma isométrica várias dessas musculaturas, sendo uma boa forma de prevenção, como as pranchas, exercícios de remada,entre outros. 

Ficar atento a postura é importante, como a ergonomia no trabalho, ajustando altura de cadeira, mesa, distância do computador, entre outros, seja qual for sua profissão. A postura do sono também é importante, sendo necessário ficar atento a altura do travesseiro para que não fique nem muito alto, nem muito baixo. Isso irá fazer com que diminua os níveis de tensão. 

Siga-nos no Facebook e Instagram para não perder essa e demais dicas!

Entre em contato e venha treinar com a Favale Físico Saúde!

Precisa de Ajuda?