Você talvez treine sem saber: Qual a diferença dos exercícios Aeróbicos e Anaeróbicos? O The American College of Sports Medicine (ACSM) define exercício aeróbico como qualquer atividade contínua que empregue grandes grupos musculares e que seja de natureza rítmica. O seu corpo usa o oxigênio como fonte de energia, aumentando as capacidades cardíacas e pulmonares.
Normalmente esses exercícios envolvem como objetivo o emagrecimento. As práticas aeróbicas mais comuns são: caminhada, corrida, spinning, natação, ciclismo, lutas, danças, entre outros.
Já os anaeróbicos são atividades intensas, de curta duração. Tais como: musculação, sprints, saltos, ginástica olímpica e HIIT. Muita gente acha que a principal diferença entre os dois tipos de treino é que o exercício apenas usa o oxigênio como fonte de energia e o anaeróbico usa o carboidrato na alimentação. Porém, quando se inicia um exercício, o corpo usa primeiro o metabolismo anaeróbico para produzir energia, porém ele só se mantém ativo se o treino durar no máximo 90 segundos.
E o tempo de duração é um dos principais pontos que diferem os dois tipos de treino. Porém, algumas pesquisas e estudos contrariam como se classificam ambos os exercícios. Segundo artigo publicado pela revista científica Sports Medicine: “as contribuições metabólicas para o exercício não podem ser facilmente separadas ou categorizadas”. Não é raro encontrarmos conteúdos que colocam a prática aeróbica como necessariamente longa ou menos intensa — uma vez que atividade “aeróbica” costuma ser interpretada como que ”usa oxigênio”, enquanto “anaeróbico” como “não usa oxigênio”.
Por isso, é importante que você tenha certo conhecimento sobre qual tipo de exercício vem aplicando, porém, só um profissional é que poderá determinar o tipo correto de treino e seus objetivos adequados.
Favale Físico Saúde © 2019 · Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido pela empresa Ropelimi