O que é retroversão de quadril?
Vamos entender e fazer os exercícios corretamente?
A retroversão de quadril é um padrão de compensação muito comum no agachamento e nos exercícios que requerem movimento de dobradiça no quadril, como o stiff e levantamento-terra.
A retroversão de quadril nada mais é do que uma inclinação pélvica posterior em uma tentativa de aumentar a amplitude de movimento através da flexão da coluna lombar nesses exercícios.
O problema desta compensação é o estresse inadequado nas porções anteriores das vértebras lombares, o que força os discos na direção posterior, podendo levar a protrusões/ herniações discais e dores lombares.
O que pode provocar essa retroversão de quadril:
- O desalinhamento e instabilidade ocorridos pela retroversão podem ser causados por falta de mobilidade do tornozelo, do quadril ou da região torácica.
- Falta de estabilidade e força nos músculos envolvidos nestas articulações.
- Falta de consciência de movimento, sendo muito comum o indivíduo não estar ciente de que a compensação esteja ocorrendo.
Sendo assim, o treinamento corretivo para tal problema passa por terapia de tecido mole (liberação miofascial, trigger point, alongamento) de músculos possivelmente hiperativos, como:
- Complexo glúteo
- Rotadores internos
- Externos de quadril
- Posterior de coxa
- Panturrilha
- Abdômen
Bem como a ativação dos antagonistas:
- Extensores da coluna lombar
- Quadrado lombar
- Psoas
- Tibial anterior
Entre em contato e venha treinar com a Favale Físico Saúde!