Você já sentiu dor lombar?  Fica sentado quase o dia todo? Seu Iliopsoas pode estar sob tensão.

Iremos falar do músculo que costuma estar sob tensão, principalmente pelos hábitos das pessoas, que permanecem muito tempo sentadas e sedentárias, causando encurtamento e tensão nesse músculo: Iliopsoas.

 

Quem é o Iliopsoas? O que ele faz?

O Iliopsoas é um músculo complexo, que envolve tanto a parte superior, quanto inferior do corpo. Isso já mostra que ele é requisitado na maioria dos movimentos dinâmicos.

Ele é formado pelos Músculos Psoas Maior e Ilíaco. O Psoas maior tem inserção nas vértebras lombares e o ilíaco tem inserção na fossa ilíaca e os dois se unem em um único tendão para se fixar no fêmur.

O Iliopsoas, por sua anatomia, é um flexor do quadril, sendo capaz de trazer o fêmur em direção à pelve ou a pelve em direção ao fêmur, sendo assim, podendo realizar também anteversão pélvica e aumentar a lordose lombar. Quando acionado de forma unilateral, também é capaz de auxiliar na flexão lateral da coluna. Também por sua anatomia, é capaz de auxiliar na rotação lateral do fêmur.

Como ele é um potente flexor de quadril, durante a corrida ele desacelera a fase inicial do balanço do membro inferior onde o quadril está realizando extensão, assim como também ajuda na desaceleração da rotação interna do fêmur quando o calcanhar atinge o solo e é acionado para fletir o quadril e consequentemente tirar o pé do solo para dar continuidade durante o ciclo da marcha.

 

Porque o Iliopsoas pode causar dor lombar? A postura do dia a dia influencia?

Grande parte das pessoas, em média, fica na posição sentada mais de um terço de sua vida, este fato colabora para o encurtamento da musculatura flexora do quadril e do Iliopsoas. Esse encurtamento causa desequilíbrios posturais e altera a mobilidade do quadril e consequentemente da coluna.

Com o encurtamento do Iliopsoas, ocorre anteversão pélvica. A pelve se inclina para frente, aumentando a lordose lombar, principalmente em casos de fraqueza abdominal e de glúteos.

Durante a corrida, se o Iliopsoas estiver encurtado, não permite o quadril realizar uma extensão eficiente, causando uma redução da dorsiflexão do tornozelo, podendo afetar negativamente o comprimento da panturrilha.

A manutenção dessas posturas, de forma crônica e a vida sedentária pode causar tensão no psoas, uma das possíveis causas de dor lombar, sendo necessário uma avaliação para verificar a necessidade de soltura de ponto-gatilho e mobilização dessa musculatura e articulações.

No próximo post iremos dar uma dica de exercício de mobilidade para o iliopsoas para realizar no dia a dia.

 

Entre em contato e venha treinar com a Favale Físico Saúde!

Precisa de Ajuda?