Treino HIIT
Comentamos bastante sobre Treinamento aeróbico e Sistema cardiovascular nos últimos posts. Hoje iremos dar mais detalhes dos benefícios que o HIIT pode trazer.
Vale lembrar que O HIIT é um tipo de exercício que intercala atividade de curta duração e intensidades elevadas com recuperação ativa ou passiva, sendo que as tiros/esforços podem durar em média de 30’’ até 4 minutos com intensidades acima do limiar anaeróbio/máxima fase estável do lactato. Há protocolos com esforços mais intensos ainda porém se enquadram em outras categorias de Treinamento Intervalado, como no caso do modelo SIT .Na prática, por exemplo, durante um HIIT você pode fazer um esforço na bike com uma determinada carga por 30’’ e depois realizar um descanso em uma carga menor, até voltar a repetir os esforço maior e manter esse ciclo até o fim do treino.
Agora iremos comentar sobre as respostas que o HIIT pode entregar tanto de forma aguda quanto crônica e outras características:
Respostas agudas
Por ser um treino intenso, costuma gerar boas respostas no organismo durante o treino. As respostas agudas ao HIIT dependem do protocolo porém em geral incluem durante o exercício aumentos significativos na frequência cardíaca, catecolaminas, cortisol, hormônio do crescimento, lactato plasmático e glicose, glicerol e diminuição de Armazenamento de ATP, Creatina-fosfato e glicogênio.
Nos próximos tópicos iremos ver como essas mudanças podem interferir positivamente no organismo.
Respostas Crônicas
As respostas fisiológicas crônicas ao treinamento de HIIT em geral incluem aumento capacidade aeróbica e anaeróbica, adaptações musculares oxidativas e de natureza glicolítica, diminuição da insulina de jejum e resistência à insulina. Além da parte fisiológica há perda de gordura subcutânea e abdominal. Do ponto de vista de saúde em geral, o HIIT é uma ótima ferramenta no combate à diabetes, prevenção de problemas cardiovasculares, hipertensão arterial, obesidade/sobrepeso, entre outros.
HIIT e Emagrecimento
A maior parte do público que procura o HIIT tem o objetivo de queima de gordura. Podemos citar alguns possíveis benefícios que justificam a eficiência do HIIT para o emagrecimento:
- Ocorre maior oxidação de gorduras no dia seguinte ao treino
- Melhora na habilidade oxidativa de repouso
- Menor taxa de apetite pós treino
- Maior produção de adrenalina o que aumenta a taxa de lipólise subsequente
Alguns públicos e protocolos de HIIT tendem a ter melhor resposta na perda de peso, precisando ser adaptado de pessoa para pessoa. É preciso deixar claro que não é um processo milagroso, e que uma alimentação adequada é um fator importantíssimo para acelerar e ter resultados mais duradouros.
HIIT e doenças Cardiovasculares
Está crescendo o número de estudos com intervenção de HIIT em pessoas com problemas cardiovasculares como insuficiência cardíaca e doença coronariana.
De modo geral, indica-se que a melhora da aptidão cardiovascular em 1-MET (3,5 mL/kg.min; Equivalente metabólico) é fortemente associada a aumentos de sobrevivência em 10 a 25% em cardiopatas.
O HIIT pode proporcionar melhora do volume de ejeção do ventrículo esquerdo, melhora da função endotelial, melhora de aspectos enzimáticos e melhora de eficiência da sístole e diástole, entre outros aspectos importantes.
O HIIT tem se mostrado seguro quando bem avaliado, e feito de forma progressiva, com estímulos submáximos e depois progredindo, e sendo feito monitoramento.
HIIT e prazer
Dependendo do protocolo utilizado e do público que está realizando o HIIT os resultados em relação a prazer são diferentes. Aparentemente o público mais jovem é mais suscetível e sente maior prazer ao realizar treinamentos intervalados.
Isso é importante saber antes de aplicar treinos intervalados a públicos que têm tendência a abandonar o treinamento. Portanto é necessário avaliar o perfil e analisar a necessidade de aplicação desse modelo de treino.
HIIT e Contínuo
Os dois modelos de treinos são excelentes opções para melhorar as questões comentadas nesse post, auxiliando no aumento de qualidade de vida. Qual modelo escolher? Isso irá depender do objetivo, do perfil do aluno, do tempo disponível, etc. Portanto, o melhor a fazer é se movimentar!