Mais um estudo traz a prática de exercícios físicos importante na recuperação do Covid-19. Desta vez, pesquisadores do Reino Unido investigaram precisamente os efeitos sobre o “longa”, também conhecido com síndrome pós-Covid-19. Isso porque, mesmo depois de curados da infecção, os pacientes tem apresentado sintomas como fadiga, dores de cabeça, falta de ar e até déficit de atenção. E foi por esse motivo, que cientistas do Hospital de Leicester, pela Universidade de Leicester e pela Universidade de Loughborough, estudaram durante um mês e meio, com 30 pacientes que apresentavam os sintomas mencionados um programa de reabilitação supervisionado. Foram feitos durante esse período, uma programação que incluía exercício aeróbico, com caminhadas, além de treinos de força para braços e pernas e discussões educativas para auxiliar as pessoas a lidarem com os sintomas.
Dentre os resultados apresentador, notaram-se melhora significativa quanto às distâncias caminhadas pelos pacientes, que adquiriram melhor resistência física e diminuição da fadiga, com base na escala da Avaliação Funcional de Terapia de Doenças Crônicas.
O estudo também apresentou melhor desempenho nos exercícios físicos, sintomas respiratórios e processos cognitivos. A pesquisa foi publicada na revista científica Chronic Respiratory Disease, no início do mês, mas apesar de apresentar resultados significativos, os pesquisadores reconhecem a necessidade de serem realizados mais estudos sobre o tema.
Continue acompanhando nosso blog em que traremos novidades sobre a importância da prática regular de exercícios físicos no seu dia a dia para uma melhor qualidade de vida, combate e prevenção de doenças. Se você não tem praticado nenhuma atividade física, precisa se preocupar com isso. A Favale Físico Saúde desenvolve programas de treinamento com foco nas suas necessidades e objetivos. Agende uma avaliação com a nossa equipe e conheça nossos programas. Acesse nosso site: www.favalefisicosaude.com.br.