Você sabia que pessoas ativas na prática regular de exercícios físicos têm 50% mais chance de desenvolver mais anticorpos do que quem é sedentário depois da aplicação de algum imunizante? Pois é! Publicado na revista Sports Medicine, a pesquisa analisou mais de 500 mil pessoas. Destas que faziam no mínimo 30 minutos de atividades, cinco vezes por semana, apresentaram risco 37% menor de ficarem doentes e morrerem de alguma infecção viral — incluindo o coronavírus. Além disso, menor também a probabilidade de sequer contrair a doença. Segundo os cientistas da pesquisa, um dos motivos é que indivíduos fisicamente ativos apresentam melhores respostas das suas células de defesa e possuem células CD4 no organismo, um tipo de linfócito essencial para a imunidade.

Outro dado apontado é que esse percentual de pessoas ativas concentra mais imunoglobulina IGA na saliva — importante na defesa do corpo. Desse modo, a teoria é a de que o vírus, quando entra pelo nariz ou boca, logo é neutralizado por esses anticorpos antes mesmo de atingir a corrente sanguínea. Sem contar que, após alguma vacina, os níveis de anticorpos de pessoas que fazem atividade física regular costuma ser muito maior.

Se você se preocupa com sua saúde, saiba que segundo dados atualizados na OMS (Organização Mundial da Saúde) uma pessoa deixa de ser considerada sedentária fazendo até uma hora de exercícios físicos por cinco dias; 40 minutos por sete dias ou 150 minutos de atividade intensa por semana. Esse período foi atualizado, quando anteriormente, o recomendado era de se fazer pelo menos 150 minutos de atividade física moderada ou 75 minutos de exercícios intensos por semana.

Se você está parado, inicie agora mesmo um treinamento apropriado voltado aos seus objetivos e necessidades. Procure um personal que irá avalia-lo e definir um programa exclusivo para você! Envie uma mensagem para a nossa equipe que irá ajudá-lo!

Precisa de Ajuda?