Recuperação entre sessões de treino?
Para quê recuperar entre um treino e outro?
Parece besteira, mas, muitas vezes, não nos damos conta de que estamos recuperando de forma inadequada.
Quando treinamos, como no caso da musculação, diversos processos fisiológicos acontecem durante o treino, como o consumo de substratos energéticos (glicogênio, gordura, dentre outros) e microlesões nos diversos tecidos estressados, como o muscular, tendíneo, ligamentar e ósseo. Assim, para recuperarmos estes substratos energéticos e os tecidos, é preciso um balanço entre sono, alimentação e uma boa periodização de treinos.
O tecido muscular, depois de uma sessão de treino, demora entre 24 e 72 horas para se regenerar e esse tempo varia de acordo com a intensidade imposta ao músculo, a qualidade da sua alimentação, do seu sono, ao nível de treinamento e aos níveis hormonais, podendo ainda variar por questões genéticas. A busca pelo equilíbrio é fundamental para obter bons resultados em longo prazo.
Um exemplo que podemos citar é de que treinos intervalados de alta intensidade em uma esteira promovam danos musculares diferentes de treinos contínuos, sendo preciso saber ajustar a sessão de treinamento cardiorrespiratório com a de musculação para membros inferiores, evitando a má recuperação destes últimos. Assim como treinos intensos/dinâmicos em horários muito tarde podem acelerar muito o metabolismo e causar dificuldade para dormir, prejudicando o sono, que é um dos pilares da recuperação. Existem diversos tipos de treinos, diversos perfis de pessoas, com frequência variada de treino, e saber dosar as intensidades e volumes é a chave para não haver sobrecarga nos tecidos, mantendo evolução de treino e evitando lesões.
Entre em contato e venha treinar com a Favale Físico Saúde!